Conteúdo: Opposites

Hora(s)-aula: 2

Autoria: Sandra Johns e Elizabeth Favoreto

Objetivo específico

Materiais de apoio

Encaminhamento metodológico

1ª etapa

Como warm-up, pergunte aos alunos se eles conhecem ou já ouviram falar do país chamado Irlanda. Comente que lá há duas línguas oficiais, o inglês e o irlandês.

Explique que na Irlanda há um conto folclórico que envolve um pequenino duende chamado Leprechaun (/ˈleprəˌkän/). Além de ser bem pequeno (small), ele veste botas verdes (green boots) e chapéu verde (green hat) para poder se esconder pela floresta. As crianças irlandesas dizem que ele guarda um pote cheio de moedas de ouro (pot of gold) no fim do arco-íris (rainbow). Se conseguir pegá-lo, a criança pode fazer três pedidos.

Acesse o Item 1 – Sugestões de multimídia e com auxílio de um projetor multimídia explore com os alunos as imagens que compõem o vídeo: “That's Leprechaun / a pot of gold / a green hat / green boots / a rainbow.” Contraste o tamanho do Leprechaun e o tamanho de seu pote de ouro, seus sapatos e chapéu, fazendo gestos: “A little Leprechaun with a big pot of gold! Little green boots and a big green hat!”.

Na sequência, cante a música Leprechaun (melodia: Muffin man), fazendo gestos de dúvida e estimulando os alunos a cantar e gesticular junto:

Oh! Have you seen a leprechaun, a leprechaun, a leprechaun?

Oh! Have you seen a leprechaun, a leprechaun, a leprechaun?

Por fim, pergunte às crianças se elas conhecem outros contos folclóricos e separe algum tempo para a troca de ideias.

2ª etapa

Providencie antecipadamente um Leprechaun articulado, cujo modelo está disponível no Item 2 – Sugestões de multimídia. Apresente-o aos alunos, retomando o vocabulário Leprechaun, green hat, green boots. Peça aos alunos que fechem os olhos (Close your eyes!) e esconda o boneco em algum lugar na sala de aula. Em seguida, solicite que abram os olhos e procurem o Leprechaun (Open your eyes! Find the Leprechaun!). Enquanto procuram o duende, todos cantam a música Leprechaun.

Oh! Have you seen a leprechaun, a leprechaun, a leprechaun?

Oh! Have you seen a leprechaun, a leprechaun, a leprechaun?

Na medida em que os alunos se aproximam do local do esconderijo, diga “Hot, hot, hot!”. Ao se distanciarem, diga “Cold, cold, cold!”.

Para finalizar essa etapa, proponha a construção de uma máscara. No Item 3 – Sugestões de multímidia há um modelo. Oriente os alunos a colori-la e auxilie no recorte e na fixação do lastex elástico.

Versão para impressão