Conteúdo: Easter vocabulary

Hora(s)-aula: 4

Autoria: Sandra Johns e Elizabeth Favoreto

Objetivos específicos

Materiais de apoio

Encaminhamento metodológico

1ª etapa

Converse com as crianças sobre a Páscoa, perguntando o que elas sabem sobre essa data: “What do you know about Easter?”. Guie a conversa de acordo com a orientação da escola (confessional ou não confessional). Com base nas respostas, amplie a discussão explicando que essa data é celebrada no mês de março ou abril e que muitos acreditam que nela o Coelho da Páscoa (Easter Bunny) traz ovos de chocolate (Easter eggs) de presente. O ovo é um símbolo que traz a ideia de começo de vida.

Providencie um coelho de pelúcia e o apresente: “This is the Easter Bunny! Say hello!”. Pratique o diálogo a seguir, cumprimentando e se despedindo de cada criança.

Easter Bunny: Hello, __________ <nome do aluno>!

Aluno: Hello, Bunny!

Easter Bunny: Bye-bye, ________ <nome do aluno>!

Aluno: Bye-bye, Bunny!

Em seguida, exiba a apresentação disponível no Item 1 - Sugestões de multimídia, com auxílio de um projetor multimídia. Caso a escola não disponha desse recurso, providencie a impressão dos slides e apresente-os em forma de cartazes. Explore os cenários com as crianças e, na sequência, apresente a música Five little bunnies hopping on a hill (melodia: Five little monkeys jumping on the bed). Repita a coreografia a cada estrofe, modificando o número de dedos/coelhinhos adequadamente, e estimule as crianças a participar.

Five little bunnies hopping on a hill

Five little bunnies hopping on a hill (mão aberta, mostrando os cinco dedos)

One fell off and bumped his head (mão bate na cabeça)

Mommy Bunny called the doctor (gesto indicando um telefonema)

And the doctor said: (o dedo indicador apontado)

No more bunnies hopping on a hill! (dedo indicador em gesto de negação)

Four little bunnies hopping on a hill

One fell off and bumped his head

Mommy Bunny called the doctor

And the doctor said:

No more bunnies hopping on a hill!

Three little bunnies hopping on a hill

One fell off and bumped his head

Mommy Bunny called the doctor

And the doctor said:

No more bunnies hopping on a hill!

Two little bunnies hopping on a hill

One fell off and bumped his head

Mommy Bunny called the doctor

And the doctor said:

No more bunnies hopping on a hill!

One little bunny hopping on a hill

He fell off and bumped his head

Mommy Bunny called the doctor

And the doctor said:

No more bunnies hopping on a hill!

Providencie cópias dos coelhos disponíveis no Item 2 - Sugestões de multimídia. Disponha as imagens pela sala e peça que cada criança busque um: “Go and get a bunny!”

Como atividade complementar à música, organize as crianças sentadas em círculo. Distribua as cópias dos 5 coelhos entre 5 crianças, e peça a elas que se posicionem no meio do círculo. Ao cantar a música, elas devem representar os little bunnies. Se possível, repita o mesmo procedimento com as demais crianças.

2ª etapa

Realize a atividade adequada à turma em que leciona:

  • Group 3 – Encha bexigas pequenas, empacote-as em papel celofane e feche com fitilho para parecer um ovo de Páscoa. Providencie cópias dos cartões indicados no Item 3 - Sugestões de multimídia em papel com Canson, recorte-os e escreva o nome de uma criança em cada um. Distribua os cartões e as bexigas empacotadas e oriente as crianças a decorar os ovos de Páscoa como quiserem: “Decorate your Easter egg!”. Estimule-as a cantar novamente a música Five little bunnies hopping on a hill enquanto decoram.
  • Group 4 – Providencie cópias das partes do rosto do coelho sugeridas no Item 4 - Sugestões de multimídia em papel Canson e distribua-as entre as crianças. Oriente-as a colorir as imagens. Em seguida, distribua bexigas já cheias e auxilie as crianças a fixar as partes do rosto do coelho: “Make your Easter Bunny!”.
  • Grupo 5 – Decalque uma das mãos de cada criança em uma folha de papel Canson colorido e oriente-as a recortá-la. Em seguida, auxilie-as na elaboração da dobradura, seguindo o modelo proposto no Item 5 - Sugestões de multimídia: “Make your Easter Bunny!”. Em seguida, distribua canetinhas para que os detalhes sejam elaborados pelas crianças.

3ª etapa

Providencie cópias dos ovos de Páscoa disponíveis no arquivo sugerido no Item 6 - Sugestões de multimídia em papel Canson. Fixe aleatoriamente as metades no quadro e peça a uma criança voluntária que agrupe duas metades: “Match the parts to make one Easter egg!”. Enquanto uma criança procura as metades para formar um ovo, incentive as demais a repetirem a rima: “Zim Zalabin, Easter egg, Easter egg!”. Caso prefira, realize o jogo da memória com as metades impressas.

Reaproveite as impressões das ilustrações do Item 2 - Sugestões de multimídia e esconda os coelhos pelo jardim da escola. Brinque de quente e frio enquanto os alunos procuram: “Where are the Easter Bunnies?”, “It's hot!” (quando estiver perto), “It's cold!” (quando estiver longe), “Great! Good job! You have an Easter Bunny!”.

Versão para impressão