Objetivos específicos
- Identificar vocabulário relacionado aos cuidados com o meio ambiente (plant a tree, recycle, save water).
- Reconhecer a importância do plantio de árvores para o nosso planeta.
Materiais de apoio
- Computador com acesso à internet.
- Projetor multimídia (opcional).
- Copos descartáveis, algodão e feijões.
- Tesoura sem ponta e cola branca.
- Papel Canson.
- 1 pé de meia-calça de náilon para cada criança.
- Sementes de alpiste ou painço.
- Terra ou serragem.
- Enfeites para decorar o boneco.
Encaminhamento metodológico
1ª etapa
Explique às crianças que no dia 5 de julho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (World Environment Day). A finalidade do World Environment Day é ressaltar a importância da preservação da natureza e do cuidado com a Terra. Em várias cidades, são promovidas atividades especiais nesse dia, como o plantio de árvores, a distribuição de mudas de plantas e palestras temáticas.
Exiba a apresentação sugerida no Item 1 - Sugestões de multimídia, com auxílio de um projetor multimídia. Caso a escola não disponha desse recurso, providencie a impressão dos slides e apresente-os em forma de cartazes. Explore cada cena, descrevendo as ações apresentadas: “It's important to plant trees/recycle/save water!”.
Para finalizar, organize as crianças em uma roda e apresente a música Plant a tree (melodia: If you're happy!). Forme um grande círculo com as crianças de mãos dadas e oriente-as a cantar e girar a roda, até parar no último verso, com os braços levantados.
Plant a tree song
If you want to save the planet, plant a tree!
If you want to save the planet, plant a tree!
If you want to save the planet, for you and for me,
let's make it a great place to be!
2ª etapa
Realize uma das atividades a seguir de acordo com a turma em que leciona:
- Group 3 – auxilie as crianças a envolver uma semente de feijão em um chumaço de algodão embebido de água. O algodão com a semente deve ser colocado dentro de um copinho de plástico. Acompanhe com as crianças o desenvolvimento da planta. O copinho descartável pode ser decorado.
- Group 4 – providencie cópias do quebra-cabeça sugerido no Item 2 - Sugestões de multimídia, recorte previamente as peças e coloque-as em saquinhos individuais. Entregue um exemplar para cada criança e oriente-as na montagem e colagem do quebra-cabeça em folha de papel Canson.
- Grupo 5 – explique às crianças que elas irão montar um boneco cabeça de capim (Grass head). Distribua para cada criança um pé de meia de náilon e oriente-as colocar nas meias aproximadamente uma colher de sopa das sementes de alpiste ou painço. Em seguida, auxilie-as a preencher o restante do espaço do pé de meia com terra ou serragem e amarre a ponta com um nó, que deve ficar virado para baixo. Depois, é hora de decorar o bonequinho. Disponibilize para as crianças cola colorida, botões e enfeites prontos, entre outros. Explique que é necessário molhar a cabeça do boneco todos os dias e esperar o cabelinho crescer.
Providencie cópias dos cartões disponíveis no Item 3 - Sugestões de multimídia e distribua-os entre as crianças. Oriente-as a colori-los e escrever o nome ou identificá-los de alguma forma. Esse cartão deve ser enviado para casa, com orientação para que os pais reforcem o tema trabalhado.