Conteúdo: Christmas

Hora(s)-aula: 4

Autoria: Sandra Johns e Elizabeth Favoreto

Objetivo específico

Materiais de apoio

Encaminhamento metodológico

1ª etapa

Aborde o tema do Natal de acordo com a orientação da escola (confessional ou não confessional). Como o mundo das crianças dessa faixa etária é envolto em fantasia, a crença do Papai Noel pode estar presente. Se houver dúvida sobre a existência dele, explore a origem da dúvida, explicando que cada um pode ter sua opinião e acreditar no que quiser.

Em seguida, exiba a apresentação disponível no Item 1 - Sugestões de multimídia com auxílio de um projetor multimídia. Caso a escola não disponha desse recurso, providencie a impressão dos slides e apresente-os em forma de cartazes. Explore as imagens de crianças celebrando o Natal em diferentes partes do mundo e, por fim, alguns dos símbolos mais conhecidos do Natal: Christmas tree, star, gifts, Santa Claus, Santa hat. Peça às crianças que comentem como essa data é celebrada em sua família.

2ª etapa

Apresente a música de Natal We wish you a Merry Christmas. Há muitas versões disponíveis on-line.

We wish you a Merry Christmas

We wish you a Merry Christmas

We wish you a Merry Christmas

We wish you a Merry Christmas

And a happy New Year!

Domínio Público

Após cantar com as crianças algumas vezes, faça a brincadeira Musical chairs. Providencie cópias dos slides 5 a 9 Item 1 - Sugestões de multimídia e as disponha sobre algumas cadeiras espalhadas pela sala. Cante a música com as crianças, enquanto elas caminham pela sala e, quando a música parar, todos devem se sentar. Quem sentar na cadeira com uma imagem deve nomeá-la em inglês.

Sugere-se a audição de outras canções que abordem o tema desenvolvido neste plano de aula durante a brincadeira. Seguem algumas sugestões:

3ª etapa

Desenhe na lousa o contorno do rosto do Papai Noel, sem nenhum outro detalhe. Providencie cópias dos elementos que caracterizam Santa Claus, disponíveis no Item 2 - Sugestões de multimídia. Exiba-os para as crianças e nomeie-os: olhos (eyes), nariz (nose), boca (mouth), barba (beard), cabelo (hair) e chapéu (hat).

Cole um elemento em cada lado de um dado grande. Explique às crianças que a Santa Claus face precisa ser preenchida com as partes que estão faltando. Chame um voluntário por vez e peça que jogue o dado. O elemento do rosto que aparecer deve preenchido no layout do quadro: “Let’s roll the dice! Let’s draw Santa Claus’ eyes!”. Repita até completar o rosto.

4ª etapa

Realize uma das atividades a seguir, de acordo com a turma em que leciona:

  • Group 3 – Antecipadamente, peça às crianças que levem para a escola um rolinho de papel higiênico. Convide-os a fazer um fantoche de anjo: “Let's make an angel puppet!”. Oriente-os a pintar o rolinho usando tinta branca e pincel. Enquanto os rolinhos secam, providencie o contorno das mãos das crianças em papel Canson branco e recorte, para compor as asas. Depois que os rolinhos estiverem secos, auxilie as crianças a desenhar o rosto do anjo, usando canetinha. Use fita aramada dourada para compor a aureola. Caso deseje, fixe com o grampeador um fitilho, de modo que os alunos possam usar o boneco como enfeite da árvore de Natal.
  • Group 4 – Providencie cópias do arquivo indicado no Item 3 - Sugestões de multimídia. Distribua-as entre as crianças e oriente-as a escrever seu nome e a desenhar o que gostariam de ganhar no Natal: “Draw what you want for Christmas”. Depois de finalizadas, exponha as cartinhas em um varal ou mural para apreciação dos pais e demais colegas.
  • Group 5 – Convide os alunos a criar uma árvore de Natal, “Let’s create a Christmas tree!” Disponibilize uma tira de papel Criativo marrom e seis tiras verdes. Distribua também moldes de estrelas, disponíveis no Item 4 - Sugestões de multimídia, e auxilie as crianças a contorná-los e, depois, recortá-los. Enquanto os alunos finalizam as composições, prepare laços de fitas aramadas com temas natalinos para serem fixadas no topo das árvores.
Versão para impressão