Conteúdo: Christmas
Hora(s)-aula: 4
Autoria: Sandra Johns e Elizabeth Favoreto
Aborde o tema do Natal de acordo com a orientação da escola (confessional ou não confessional). Como o mundo das crianças dessa faixa etária é envolto em fantasia, a crença do Papai Noel pode estar presente. Se houver dúvida sobre a existência dele, explore a origem da dúvida, explicando que cada um pode ter sua opinião e acreditar no que quiser.
Em seguida, exiba a apresentação disponível no Item 1 - Sugestões de multimídia com auxílio de um projetor multimídia. Caso a escola não disponha desse recurso, providencie a impressão dos slides e apresente-os em forma de cartazes. Explore as imagens de crianças celebrando o Natal em diferentes partes do mundo e, por fim, alguns dos símbolos mais conhecidos do Natal: Christmas tree, star, gifts, Santa Claus, Santa hat. Peça às crianças que comentem como essa data é celebrada em sua família.
Apresente a música de Natal We wish you a Merry Christmas. Há muitas versões disponíveis on-line.
We wish you a Merry Christmas
We wish you a Merry Christmas
We wish you a Merry Christmas
And a happy New Year!
Domínio Público
Após cantar com as crianças algumas vezes, faça a brincadeira Musical chairs. Providencie cópias dos slides 5 a 9 Item 1 - Sugestões de multimídia e as disponha sobre algumas cadeiras espalhadas pela sala. Cante a música com as crianças, enquanto elas caminham pela sala e, quando a música parar, todos devem se sentar. Quem sentar na cadeira com uma imagem deve nomeá-la em inglês.
Sugere-se a audição de outras canções que abordem o tema desenvolvido neste plano de aula durante a brincadeira. Seguem algumas sugestões:
Desenhe na lousa o contorno do rosto do Papai Noel, sem nenhum outro detalhe. Providencie cópias dos elementos que caracterizam Santa Claus, disponíveis no Item 2 - Sugestões de multimídia. Exiba-os para as crianças e nomeie-os: olhos (eyes), nariz (nose), boca (mouth), barba (beard), cabelo (hair) e chapéu (hat).
Cole um elemento em cada lado de um dado grande. Explique às crianças que a Santa Claus face precisa ser preenchida com as partes que estão faltando. Chame um voluntário por vez e peça que jogue o dado. O elemento do rosto que aparecer deve preenchido no layout do quadro: “Let’s roll the dice! Let’s draw Santa Claus’ eyes!”. Repita até completar o rosto.
Realize uma das atividades a seguir, de acordo com a turma em que leciona: